quinta-feira, 4 de abril de 2013

Neuropediatra e Fisioterapia

Bom dia amigos.

No mês passado fomos ao neuropediatra fazer uma avaliação dos pequenos. Sempre foi uma grande preocupação nossa, que a Clara e o Francisco tivessem alguma sequela devido a permanência na Neo. Pois bem, descobrimos que ambos não tem nenhuma sequela (fato comum em bebês com prematuridade extrema), mas precisam de habilitação de movimentos, dai foi nos indicado uma fisioterapeuta para o auxílio nesta tarefa.  Eles deveriam estar fazendo apoio lateral, de forma a não cair para os lados, e frontal. Além disso precisam pegar alguns objetos e outros movimentos. A fisioterapeuta nos recomendou alguns exercícios simples como rolar, sentado, tartaruga, engatinhar e outros mais específicos. As tão afamadas cadeirinhas da fisher price foram condenadas pela fisioterapeuta, assim como a permanência nos carrinhos e no colo pois limitam os movimentos dos braços dos bebês. Então estamos fazendo bastante execícios sobre a cama e talvez compraremos um tatame.
O que foi detectado é que o Francisco tem facilidade para ficar sentado, tenta levantar, engatinhar, porém não tem muita paciência e habilidade com as mãos. A Clara tem habilidade com as mãos mas tem dificuldade em ficar sentada e engatinhar. Desta forma estamos fazendo exercícios direcionados. Apesar de serem simples os exercícios deixam os  bebês bem casados. Então quando os pimpolhos tem energia de sobra, já sabemos o que fazer. Depois do exercício, quase sempre vem o cansaço e o sono.
Como já faz em torno de 1 mês que estamos estimulando, ambos já conseguem segurar a mamadeira, mesmo que seja por um pequeno período e utilizam os brinquedos adequados para a idade.
Eles aprendem muito rápido e ao invés de ficarmos fazendo brincadeiras improdutivas, estamos dando a eles estímulos para que tenham um melhor desenvolvimento motor.
Quanto a inteligência e percepção do ambiente, ambos estão muito bem, acreditamos que seja devido ao fato de terem nascido prematuros.

Até a próxima.


6 comentários:

  1. Que pediatra neuro vc foi?
    Preciso de uma indicação. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que pediatra neuro vc foi?
    Preciso de uma indicação. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Preciso de um neuropediatra com urgência, em Floripa.
    Resido em MG mas tenho uma neta q mora em Floripa e necessita demais. Bebê de 10 meses.
    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Preciso de um neuropediatra com urgência, em Floripa.
    Resido em MG mas tenho uma neta q mora em Floripa e necessita demais. Bebê de 10 meses.
    Grata.

    ResponderExcluir